Não existe uma idade limite para o congelamento dos óvulos, todavia, especialistas em reprodução humana recomendam que o procedimento seja realizado até no máximo os 35 anos, isso pelo fato de que a quantidade e qualidade dos oócitos reduz de maneira exponencial com o avançar da idade.
Passos para o congelamento de òvulos:
Primeiro Passo: É realizado a estimulação ovariana. Através de medicamentos hormonais, que estimulam o crescimento dos folículos, estruturas que abrigam os óvulos. Dura em média 12 dias.
Segundo Passo: Punção Ovariana. Consiste em aspirar os folículos por meio de uma longa agulha, sob sedação leve. Esse líquido folicular é enviado ao laboratório de embriologia, onde os óvulos são separados e classificados de acordo com sua maturação. Somente os óvulos maduros são congelados.
Terceiro Passo: Criopreservar significa congelar a temperaturas extremamente baixas (-196ºC) em nitrogênio líquido. Isto permite que o material armazenado mantenha sua integridade utilizando meios de cultivo com crioprotetores.
Os óvulos criopreservados podem ser mantidos assim por tempo indeterminado e terão sempre a “idade” de quando foram congelados.
As mulheres que tem o plano de adiar a maternidade podem recorrer sempre ao congelamento dos óvulos, definindo a sua hora e o seu momento de ser mãe!
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan