Com certeza você já ouviu falar de fertilização ‘in vitro’, mas você sabe como esse tratamento funciona? A fertilização ‘in vitro’ é a junção do óvulo com o espermatozoide em laboratório, gerando o embrião que em seguida será transferido para a cavidade uterina.
Antes de tudo, a mulher utiliza medicamentos que estimularão o crescimento dos folículos ovarianos. Os ovários são examinados frequentemente até que os folículos estejam de tamanho certo para programar o dia da fertilização. No final da indução da ovulação, é aplicada uma medicação que finaliza o amadurecimento dos óvulos e cerca de 35 horas depois desse procedimento é agendada a punção folicular, ou seja, a aspiração dos óvulos, feita sob anestesia.
O médico usa o ultrassom com uma agulha e puxa os folículos via transvaginal. Os óvulos são achados dentro do líquido aspirado. Enquanto isso, o homem retira o sêmen por meio da masturbação no mesmo dia. Depois de algumas horas o casal pode ser liberado.
Já no laboratório, os óvulos são inseridos em um recipiente com os espermatozoides e em até cinco dias a paciente volta para a transferência embrionária. O procedimento não requer anestesia. Os embriões são colocados no útero com um cateter especial, podendo ser auxiliado pela ultrassonografia pélvica.
Depois de cerca de 14 dias já é possível saber o resultado por meio do teste de gravidez.
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan