Sabia que as trompas obstruídas ou com aderência podem ser uma das causas da infertilidade?
As trompas, também chamadas de tubas uterinas, são órgãos ligados ao útero. O papel das trompas é captar o óvulo no momento da ovulação, abrigando-o até que o espermatozoide chegue para fertiliza-lo.
Dessa forma, a trompa é um canal muito importante para que a gravidez ocorra. Entretanto, se as trompas estão obstruídas, não há como o óvulo encontrar o espermatozoide, pois a passagem está bloqueada.
Para diagnosticar as trompas obstruídas ou com aderência, é realizado um exame chamado histerossalpingografia. No procedimento, é injetada uma quantidade de contraste na cavidade vaginal da mulher, que percorrerá o caminho do espermatozoide.
A verificação ocorre por meio de radiografias, que mostrarão se as trompas estão desempenhando o seu papel de forma correta ou estão obstruídas. Também são avaliados problemas como miomas e pólipos uterinos, que atrapalham a gravidez.
“Minhas trompas estão obstruídas, e agora? ” Em casos de trompas obstruídas ou com aderência, o médico indicará o melhor procedimento para tratar o problema, que vão desde cirurgia até a fertilização in vitro.
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan