Em março celebramos o mês mundial da conscientização da endometriose, que tem como objetivo informar a população sobre a doença que acomete aproximadamente 176 milhões de mulheres no mundo, sendo mais de 7 milhões apenas no Brasil.
A endometriose é uma enfermidade silenciosa que causa muitas dores. Todas as vezes em que a mulher menstrua, ocorre a descamação dos tecidos que revestem o interior do útero. Essas células que se soltam devem passar pelo canal cervical e sair com o fluxo sanguíneo, porém na endometriose ocorre o refluxo desse sangue por meio das trompas e algumas dessas células caem dentro do abdômen.
Essas células se fixam nas tubas uterinas, ovários, útero, bexiga e até mesmo intestino. Em todos esses lugares elas crescem, se multiplicam e respondem aos estímulos hormonais, fazendo com que a mulher menstrue dentro da barriga, provocando muito incômodo.
A menstruação fora de posição gera uma inflamação intensa, que pode fechar as trompas ou impossibilitar sua mobilidade para captar os óvulos que saem dos ovários e transportar o ovo já fecundado para dentro do útero.
A endometriose é uma das principais causas da infertilidade, por isso, deve ser investigada minunciosamente, principalmente nos casais que estão tendo dificuldades para engravidar.
No mês de março, nós do Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan vestimos amarelo para alertar a população sobre a doença. Estamos juntos nessa luta!
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan