A endometriose é uma doença que acomete cerca de 6 milhões de mulheres e causa muito sofrimento, não somente pela dor, mas também pela dificuldade no momento de engravidar.
A dor é causada devido ao tecido do endométrio, que permanece sendo estimulado pela ação dos hormônios do ciclo menstrual, mesmo estando fora do útero. Além das dores, outro sintoma da doença é a infertilidade.
A endometriose é uma das principais causas da infertilidade, principalmente devido ao diagnóstico tardio da doença, que pode acometer as trompas, órgão que leva o óvulo ao útero. Além disso, existe a associação de alterações hormonais e imunológicas, que dificultam ainda mais a gestação.
No entanto, ter endometriose, não significa ser infértil! A doença faz com que o número de óvulos diminua e seja menos eficiente, mas isso significa apenas que as chances de gravidez são menores nesses casos.
Por isso, é muito importante procurar um médico e acompanhar a doença e sua evolução, bem como os tratamentos disponíveis para a realização do sonho de engravidar!
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan