A maioria dos casais fazem planos de ter filhos, mas em alguns casos essa expectativa parece ser destruída pela infertilidade. Felizmente, há métodos eficazes direcionados aos casais que não conseguem engravidar.
A infertilidade pode ocorrer tanto no homem quanto na mulher, mas quais são as causas desse problema que atrapalha a vida de muitos casais? Explicaremos a seguir os fatores de esterilidade feminina e masculina.
As principais causas da infertilidade na mulher são distúrbios na ovulação, alterações nas tubas e no útero. Outra causa é a endometriose, doença frequente no sexo feminino. Gravidez tardia, obesidade, baixo peso, exposição a DST e o tabagismo são fatores que aumentam o risco de infertilidade e precisam ser evitados. Quando a mulher realiza quimioterapia ou radioterapia no tratamento do câncer, há perda dos óvulos e aumento no risco de esterilidade.
Já para os homens, as principais razões de infertilidade são a diminuição do número de espermatoz0ides conforme o homem fica mais velho, pouca mobilidade dos espermatoz0ides, espermatoz0ides anormais ou ausência deles, vasectomia, dificuldade na relação sexu@l e DST.
Os testes para encontrar a causa da infertilidade são a avaliação da ovulação, estudo das tubas e avaliação do útero para mulheres e espermograma e exames hormonais para os homens.
Após um ano de tentativas sem sucesso é fundamental que o casal procure uma clínica especializada para descobrir qual técnica de reprodução humana pode ser usada para solucionar o problema de infertilidade. Mulheres com mais de 35 anos devem procurar um médico após 6 meses.
Entre os tratamentos oferecidas pelo Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan estão a inseminação intra-uterina e a fertilização in vitro.
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan