A fertilidade feminina é o motivo principal para que uma gravidez seja bem-sucedida. Essa condição está ligada ao bom funcionamento do metabolismo, que depende de uma série de fatores, tanto internos, como doenças e disfunções hormonais, quanto externos.
Há alguns fatores que podem afetar a fertilidade feminina, fazendo com que se torne mais difícil engravidar. Confira abaixo 10 deles:
Estresse – Ficar longe do estresse é fundamental para qualquer um, principalmente se você é uma mulher que quer engravidar.
Idade – Quando uma mulher nasce, há um estoque de óvulos que vai diminuindo com o passar dos anos, tanto em qualidade quanto em quantidade, aumentando os riscos da infertilidade.
Doenças no sistema reprodutor – Miomas e pólipos no útero, cistos no ovário, endometriose… todas doenças que acometem os órgãos do sistema reprodutor feminino podem causar infertilidade.
Cigarro – Além de ser o vilão da saúde, o cigarro também prejudica mulheres que planejam ter filhos, pois deteriora os óvulos.
Obesidade – Esse fator afeta a longevidade e qualidade dos óvulos, além de causar irregularidade no ciclo menstrual e ovulação não efetiva.
Problemas hormonais – Responsáveis por controlar a menstruação, os hormônios também causar infertilidade se estiverem desregulados.
Ansiedade – É normal que mulheres que estão tentando engravidar fiquem ansiosas, mas isso pode ser prejudicial nesses casos. A dica é: Tente relaxar e não se importar com as cobranças.
Medicamentos – O uso de alguns remédios pode atrapalhar nas tentativas de engravidar, por isso, relate ao médico todos os medicamentos ingeridos.
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan