Como escolher a clínica de reprodução assistida ideal? A escolha da clínica de reprodução assistida ideal é uma decisão importante e desafiadora. Afinal, ali serão depositadas muitas expectativas e sonhos! Fazer esta escolha pode ser muito difícil, principalmente para quem nunca teve contato com este meio e muitas vezes não sabe nem quais aspectos analisar. Por isso, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a tomar a melhor decisão!
1 – Pesquise e avalie as clínicas: Faça uma pesquisa cuidadosa para encontrar clínicas de reprodução assistida em sua região. Pergunte a amigos e familiares se tem alguma indicação, ou mesmo, procure nas redes sociais da clínica os relatos de pacientes. Quanto tempo tem a clínica? Quantos casais já passaram por ali? Essas informações vão te trazer mais segurança na escolha.
2 – Verifique a qualificação e experiência dos médicos: Verifique se os médicos da clínica são qualificados e têm experiência em tratamentos de reprodução assistida e quais técnicas a clínica tem habilitação para fazer. Lembre-se que dentro do laboratório existem profissionais não médicos que também precisam ser avaliados quanto à sua qualificação e experiência. A atualização dos médicos e dos embriologistas é importante!
3 – Avalie a infraestrutura: Você pode visitar pessoalmente ou virtualmente a clínica para avaliar as instalações e o ambiente. Observe se a clínica é limpa, organizada e bem equipada com as tecnologias mais recentes. Sinta se a clínica tem instalações acolhedoras, modernas e com equipamentos de ponta.
4 – Sinta a qualidade do atendimento ao paciente: O atendimento ao paciente é uma parte fundamental do tratamento de reprodução assistida. É importante entender se a clínica tem uma equipe dedicada e experiente que possa fornecer suporte e orientação durante todo o processo.
5 – Veja quais as opções de tratamento a clínica possui: esta clínica conseguirá te atender caso você precise fazer uma fertilização in vitro? Ela tem profissionais habilitados para realizar uma biópsia de embrião? Possui condições para congelar embriões? Observando estes pontos, você garante que, seja lá quais forem os desafios, a clínica estará preparada para te dar o tratamento adequado.
6 – Acolhimento: usualmente os tratamentos de reprodução assistida geram muita expectativa e incerteza, o que pode ser fonte de ansiedade, angústia e até frustração. Assim, o acolhimento da equipe da clínica é um ponto importante a ser considerado, pois você poderá precisar de suporte emocional.
6 – Avalie previamente os custos: Verifique os custos envolvidos em cada tipo de tratamento, incluindo as taxas de consulta, procedimentos e medicamentos. Veja se os preços oferecidos estão dentro do que você imaginava, lembrando que o custo de um procedimento de reprodução assistida é alto, devido a todas as tecnologias e insumos envolvidos. Certifique-se de que você entenda todos os custos envolvidos antes de começar o tratamento. Quando houver uma clínica cobrando valor muito abaixo das demais, desconfie!
7 – Considere a localização: A clínica tem fácil acesso a você? Tem horários flexíveis para atender suas necessidades?
8 – Leve em consideração sua intuição: Sua intuição irá indicar qual a melhor clínica para você realizar o seu sonho. Você precisa se sentir confortável e confiante com a equipe médica e as instalações.
9 – Agende sua consulta: como foi a consulta? Você teve empatia com o médico? Pelo fato do tratamento ser individualizado, o bom contato e a confiança entre médico e paciente é fundamental para o processo.
Esperamos que estas dicas tenham facilitado a sua escolha! Conte conosco se precisar!
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan