A infertilidade é descrita quando um casal já está tentando engravidar há mais de 12 meses sem sucesso. É quando, tanto o homem quanto a mulher precisam procurar um Fertileuta para entender o que está acontecendo.
Segundo a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em aproximadamente 30% dos casos de infertilidade conjugal existe um fator masculino.
A qualidade e a quantidade de espermatozóides presentes no sêmen vêm caindo consideravelmente ao longo das décadas, um artigo publicado na revista “Human Reproduction“, descreveu que num período de 17 anos houve uma redução de 32.2% na concentração do sêmen (milhões de espermatozóides por mililitro), numa taxa de 1,9% ao ano.
Em homens com idade média de 35 anos, a concentração de espermatozóides caiu de 73,6 milhões por mililitro (ml), em 1989, para 49,9 milhões/ml, em 2005. Neste período, houve também uma redução de 33,4% na porcentagem de espermatozóides morfologicamente normais.
Existe uma noção errada de que infertilidade masculina está ligada a impotência.
Os homens precisam entender de onde o problema surgiu e seus principais motivos antes de começar a tratá-los.
A infertilidade masculina pode ser proveniente de um fator único ou várias condições associadas.
A causa detectável mais comum da infertilidade masculina é a varicocele. Essa condição em que as veias da bolsa escrotal ficam maiores causando alteração na regulação da temperatura dos testículos, prejudicando a produção de espermatozóides e hormônios (testosterona)
A segunda causa mais encontrada de infertilidade masculina é a obstrução do trato reprodutivo masculino. Isso é mais comum para homens com contagem de espermatozóides zeradas, essa condição é conhecida como “azoospermia”. Existem dois tipos conhecidos:
Outra causa da infertilidade masculina é a criptorquidia é uma doença encontrada em alguns homens desde o momento do seu nascimento. Condição onde não houve uma descida correta do testículo da cavidade abdominal para o escroto. Dessa forma os espermatozóides podem não estar presentes na ejaculação ou estar presentes em quantidades insuficientes para a fertilização. Esse problema pode ser corrigido ainda na infância através de intervenção cirúrgica.
As infecções por bactérias também entram nessa lista, já que pode ocorrer com qualquer homem, independente de sua disposição genética.
Uma das causas de infertilidade que mais cresce entre os homens é o descuido com a saúde: tabagismo, obesidade, uso de drogas ou medicamentos. Esses fatores comportamentais são grandes vilões da fertilidade, já que alteram de forma considerável a saúde do organismo do homem, e, conseqüentemente, podem reduzir as chances de ocorrer uma gravidez.
Independente da causa da infertilidade do homem, saiba que existem tratamentos acessíveis e extremamente bem-sucedidos para que você possa começar a sua própria família.
Centro de Reprodução Humana Wahib Hassan